Instruções para Recrutar os Funcionários de um Condomínio

Claudia Carreiro • 18 de maio de 2023

Quando o Síndico tem que efetuar uma contratação, o que deve ser levado em consideração?


Contratar novos funcionários para o condomínio é uma responsabilidade muito importante do síndico. É essencial escolher profissionais capacitados, qualificados e que estejam alinhados com as boas práticas de atendimento. Além disso, é fundamental estabelecer um relacionamento de confiança entre os moradores e os contratados. Precisamos entender que não existe um funcionário perfeito, mas podemos procurar aquele que melhor se encaixa no perfil do nosso condomínio. Para fazer uma boa contratação, é necessário definir o perfil da vaga desejada e quais são as habilidades e conhecimentos necessários para o candidato.


Porteiro:


Para essa posição, é super importante prestar atenção em alguns aspectos-chave, como postura, habilidade de se comunicar bem com os moradores, ser flexível e ter uma boa comunicação. Também é fundamental ter conhecimento sobre segurança e saber como agir em situações complicadas, como assaltos, incêndios ou brigas entre condôminos.


Antes de começar a trabalhar na função, certifique-se de que o funcionário passe por um treinamento adequado. Esse treinamento pode ser realizado internamente ou por uma empresa especializada nesse tipo de capacitação. Assim, você garante que seu condomínio está em boas mãos e todos os moradores se sentirão cuidados e protegidos.


Limpeza:


É importante verificar se o funcionário tem as características fundamentais de asseio, limpeza e organização. Além disso, é preciso avaliar a capacidade dele em cumprir um cronograma para realizar os serviços necessários. É essencial que o colaborador tenha bastante capricho ao realizar suas tarefas, garantindo uma execução propícia do trabalho. Afinal, cuidar dos detalhes faz toda a diferença!


Zelador:


É fundamental que o profissional responsável por coordenar o condomínio tenha habilidades interpessoais, de liderança e comunicação claras. Afinal, ele precisa repassar as prioridades do dia aos demais funcionários. É importante também ter um conhecimento teórico e técnico para garantir o zelo e a manutenção adequada da estrutura condominial.


Instruções para Recrutamento desses profissionais no Condomínio:


Vamos falar sobre como contratar funcionários para o seu condomínio de forma segura e eficiente. É importante seguir alguns passos para evitar possíveis problemas no futuro. 

1)     Especificar o perfil da Vaga:

Descreva a vaga com todos os seus detalhes, para receber inscrições apenas de pessoas com as características procuradas.

  • Destaque os seguintes itens:
  • Função (zelador, porteiro, segurança, por exemplo);
  • Salário e benefícios;
  • Dias e horários de expediente;
  • Responsabilidades do cargo.


2)     Detalhar os Atributos do Profissional requisitado

Qual o perfil ideal de profissional que você deseja contratar para o condomínio? A partir desta pergunta, descreva as habilidades, personalidade, capacitação e competências desejadas.


3)     Publique informação sobre a vaga

Divulgue a vaga em diversos meios de comunicação – Tais como sites de Emprego, Jornais, Redes Sociais, Indicações e outros meios que achar pertinentes para encontrar o melhor candidato a respectiva vaga.


4)     Procure por referências:

Uma dica legal é pedir recomendações para pessoas em quem você confia, até mesmo para os funcionários do condomínio. Outra boa opção é consultar as redes sociais e perguntar aos seus amigos se eles conhecem alguém qualificado para a vaga. Não esqueça de pesquisar sobre o histórico profissional do candidato, verificando onde ele já trabalhou. É importante também entrar em contato com os síndicos envolvidos para saber o motivo da saída do profissional, isso pode ajudar bastante na hora de tomar uma decisão.


5)     Escolha de Currículos e Entrevista com os candidatos

Escolha um lugar bacana para realizar as entrevistas e agende um horário com os candidatos que passaram pela primeira triagem dos currículos. Durante a conversa, não se esqueça de fazer anotações sobre os pontos fortes e fracos do profissional, isso vai te ajudar bastante na hora de tomar a decisão final de contratação. Lembre-se: um ambiente agradável pode deixar o processo mais leve e amigável para todos!


6)     Cumpra com as obrigações legais e contratuais na hora de admitir um funcionário.

Ótimo, o candidato passou na entrevista! Agora é hora de seguir com as burocracias para contratá-lo. Entretanto, se nenhum candidato atendeu às suas expectativas, não se preocupe: mantenha a divulgação da vaga. Às vezes, é melhor ser paciente e esperar do que se arrepender depois de contratar alguém inadequado.
 
Caso você decida aprovar um candidato, recomendamos que conte com a ajuda de uma administradora de condomínios experiente e bem informada sobre o assunto. É importante lembrar que os funcionários do condomínio podem ser contratados diretamente ou terceirizados. No caso da contratação direta, é fundamental que o profissional tenha sua carteira assinada e siga todos os trâmites legais necessários.


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